Moda

"Sempre gostei de desenhar. Não sabia que moda era uma profissão"

Moda é um campo amplo que vai além do desenho, existe tecelagem, modelagem, confecção, criação. É possível abrir o leque, descubra o seu estilo, pegue referências, mas crie algo próprio. As pessoas não querem cópias, elas querem novidade.

"Empreender na moda foi pegar um nicho de mercado de pessoas que queriam roupas personalizadas"

Comecei a trabalhar com roupas sobre medida, mas no primeiro vestido de noiva, no dia da última prova, a minha cliente chorava e eu fiquei apaixonada por trazer emoção para as pessoas através das roupas.

O QUE VOCÊ PODE FAZER

Consultoria: trabalhar como personal stylist, ajudando pessoas a comprar e combinar roupas.

Coordenação: gerenciar a compra de coleções de roupas para lojas e magazines. Coordenar as equipes de estilos, tanto em indústrias e confecções como em magazines, e orientá-las para as tendências da moda.

Design/estilismo: criar roupas (estilismo), joias, bijuterias, calçados e bolsas (design de acessórios) ou desenhar estampas e padrões e elaborar novos tecidos para tecelagens (design têxtil).

Fotografia: acompanhar a produção de fotos de moda para revistas, catálogos, exposições e anúncios.

Gerenciamento: desenvolver produtos e supervisionar a aquisição de materiais para sua produção e comercialização.

Modelagem: transpor para moldes os desenhos dos estilistas, desenvolvendo modelos-piloto para orientar a produção das peças de vestuário.

Negócios: atuar como gestor na cadeia de produção, distribuição, divulgação e comercialização da moda e desenvolver estratégias de negócios e marketing.

Produção: fazer desfiles, catálogos, editoriais de revistas e organizar campanhas publicitárias.

BACHARELADO

O currículo do bacharelado tem maior ênfase na parte teórica e é mais abrangente, varia conforme as habilitações oferecidas pela escola, mas, geralmente, traz disciplinas básicas, como história da arte, cultura da moda e criação, desenho e estilismo. Os cursos com ênfase em design e modelagem propõem a criação ou o desenvolvimento de uma coleção de moda. Já aqueles focados em negócios e gestão de moda voltam-se para a elaboração de planos de negócios com ações para o fortalecimento de marcas e a comercialização dos produtos. Para obtenção do diploma, a maioria das escolas exige a realização de estágio e a entrega de um trabalho de conclusão de curso, que pode ser a concepção de uma coleção de moda, por exemplo.

DURANÇÃO MÉDIA: 4 ANOS

*Fonte: Guia do Estudante

Faculdades
SISU 2017

  • UFPI - Campus Ministro Petrônio Portella - Nota de corte 653.0
  • IFPI - Campus Piripiri - Nota de corte 613.0
  • IFPI - Campus Terezinha Zona Sul - Nota de corte 621.0
  • IFRN - Campus Caicó - Nota de corte 613.0
  • UFC - Fortaleza - Nota de corte 687.0
  • UFG - Campus Samambaia - Nota de corte 672.0
  • IFB - Campus Taguatinga - Nota de corte 689.0
  • IFSC - Campus Araranguá - Nota de corte 629.0
  • IFC - Campus Ibirama - Nota de corte 624.0
  • IFRS - Campus Erechim - Nota de corte 627.0
  • IFSUL - Campus Pelotas - Visconde de Graça - Nota de corte 641.0
  • UDESC - Campus Gaspar - Nota de corte 642.0
  • UTFPR - Campus Apucarana - Nota de corte 663.0
  • IFSUDESTEMG - Campus Muriaé - Nota de corte 658.0
  • IFSULMG - Campus Passos - Nota de corte 659.0
  • UEMG - Unidade Passos - Nota de corte 729.0
  • USP - Escola de Artes, Ciências e Humanidades - Nota de corte 731.0