Gastronomia

"A profissão é cozinheiro, chef de cozinha é um cargo que você atinge"

Gastronomia é um mercado que está crescendo, mas ainda precisa encontrar o ponto de equilíbrio entre o trabalho e a remuneração. A profissão é cozinheiro, chef de cozinha é um cargo que você atinge.

"Um grande cozinheiro precisa ter persistência"

Meu plano de ação sempre deu errado e as coisas aconteciam depois do que eu imaginava, mas o melhor plano de ação é ser obstinado e trabalhar muito. A pessoa precisa ser persistente e ter obstinação, o talento pode atrapalhar pois a profissão exige muita técnica e esforço.

O QUE VOCÊ PODE FAZER

Além dos cargos já conhecidos como CHEF, COZINHEIRO, PERSONAL CHEF e PROFESSOR, você pode atuar também como:

Consultor: prestar assessoria técnica para a abertura de restaurantes ou para propor melhorias em estabelecimentos já abertos, que podem ser desde uma alteração no layout da casa até a mudança de cardápios e fornecedores.

Pâtissier: administrar todo o funcionamento de um restaurante, desde a contratação e treinamento de pessoal até os recursos financeiros e contato com clientes.

Segurança alimentar: fazer vistoria em cozinhas industriais e restaurantes para verificar se as regras de segurança alimentar estão sendo cumpridas.

BACHARELADO

O currículo do bacharelado mescla disciplinas teóricas e práticas. Assim, aulas de história da gastronomia, bioquímica, microbiologia e segurança alimentar se intercalam com atividades como preparação de coquetéis e drinques, panificação, sobremesas, confeitaria, cozinhas brasileira e internacional.

Há ainda disciplinas gerais, como sociologia, matemática, estatística, psicologia e direito, e outras de gestão, como funcionamento de restaurantes, desenvolvimento de pessoal e gestão financeira.

Alguns cursos têm aulas de inglês, espanhol e francês instrumentais. O trabalho de conclusão de curso, assim como o estágio, não são obrigatórios.

DURANÇÃO MÉDIA: 4 ANOS

TECNÓLOGO

No curso tecnológico, o aluno passa a maior parte do tempo na cozinha, aperfeiçoando habilidades como o manuseio de instrumentos e técnicas de preparo. Recebe noções de higiene e segurança alimentar e aprende a organizar eventos e banquetes.

Estuda conteúdos de administração e marketing, como custos, gestão de pessoas e empresarial, mas com ênfase menor do que no bacharelado. Algumas escolas oferecem disciplinas especiais, como gastronomia hospitalar, dietas alternativas e técnicas dietéticas.

DURANÇÃO MÉDIA: 2 ANOS

*Fonte: Guia do Estudante

Faculdades
SISU 2017

  • Universidade Federal Da Bahia - Campus Canela - Nota de corte 688.0
  • Instituto Federal De Educação, Ciência E Tecnologia Do Piauí - Campus São Raimundo Nonato Do Instituto Federal Do Piaui - Nota de corte 633.0
  • Universidade Federal Rural De Pernambuco - Campus Recife - Nota de corte 682.0
  • Universidade Federal Da Paraíba - Campus I - Unidade Mangabeira (Ci E Ctdr) - Nota de corte 664.0
  • Instituto Federal De Educação, Ciência E Tecnologia Do Piauí - Campus Teresina Zona Sul - Nota de corte 646.0
  • Instituto Federal De Educação, Ciência E Tecnologia Do Ceará - Campus De Baturité - Nota de corte 715.0
  • Instituto Federal De Educação, Ciência E Tecnologia Do Ceará - Campus De Ubajara - Nota de corte 714.0
  • Universidade Federal Do Ceará - Campus Fortaleza - Nota de corte 699.0
  • Instituto Federal De Educação, Ciência E Tecnologia De Santa Catarina - Campus Florianópolis-Continente - Nota de corte 698.0
  • Fundação Universidade Federal De Ciências Da Saúde De Porto Alegre - Campus Central - Nota de corte 722.0
  • Instituto Federal De Educação, Ciência E Tecnologia Farroupilha - Campus São Borja - Nota de corte 677.0
  • Universidade Federal Do Rio De Janeiro - Campus Cidade Universitária - Nota de corte 755.0
  • Instituto Federal De Educação, Ciência E Tecnologia De Minas Gerais - Campus Ouro Preto - Nota de corte 715.0