Ensino Médio

SISTEMA DE ENSINO

Na busca constante por um ensino de qualidade, muitas famílias se encontram divididas entre escolas que priorizam o desenvolvimento intelectual e outras que priorizam apenas o lado humano do aluno. No Intellectus é diferente, nossa proposta pedagógica abrange o desenvolvimento completo do aluno focando na preparação para concursos vestibulares e na construção de valores e princípios, estabelecemos um novo paradigma na relação instituição-aluno.

Nosso objetivo é integrar os alunos, facilitar o relacionamento com as disciplinas. Assim melhoramos o desempenho na sala de aula e desenvolvemos habilidades e competências. A escola reúne a combinação de práticas pedagógicas tradicionais, foco constante no aluno, material de qualidade, avaliações sistemáticas e um conjunto de vivências humanizadas no dia-a-dia do aluno. 

MONITORIA 

Os alunos do Ensino Médio contam com o sistema de monitoria na sua estrutura acadêmica. Trata-se de um serviço realizado por universitários e professores no turno da tarde para minimizar dúvidas que possam existir. Todas as disciplinas são oferecidas na monitoria, com horário e distribuição do quadro de monitores divulgado no início do ano letivo. 

AVALIAÇÕES PERMANENTES  

O sistema de avaliações é realizado de forma permanente e estruturada com os alunos realizando prova toda semana na sexta feira. 

Cria-se uma dinâmica de estudo constante, estimulando a disciplina e o acompanhamento do conteúdo lecionado no dia-a-dia do aluno, minimizando o acúmulo de matéria. 

OFICINA DE REDAÇÃO E PRODUÇÃO TEXTUAL

Os alunos do 1º e 2º ano do Ensino Médio realizam três redações a cada bimestre que compõe a nota bimestral, além da ampla prática de debate realizado em sala de aula.  Já os alunos do 3º ano possuem uma produção textual por semana no espaço da Oficina de Redação. Nesse ambiente, toda semana, ocorre o debate sobre um tema, a produção da redação e a correção da mesma por uma banca de professores. 

SIMULADOS E OLIMPÍADAS

A realização de simulados no padrão das provas de vestibulares é algo rotineiro na vida dos alunos do Intellectus Méier. Os alunos do 3º ano realizam um simulado por mês, onde os alunos do 2º ano também são convidados as participar. Além dos simulados, os alunos do colégio também realizam diversas olimpíadas ao longo do ano, como de Matemática e do Conhecimento. 

 

AMBIENTE ÚNICO

No Intellectus, os alunos vivem uma experiência única na relação escola-aluno. Com uma grande proximidade e compreensão das necessidades de cada um, professores, supervisores e diretores estabelecem um ambiente amplamente favorável ao processo de aprendizagem. A formação do aluno recebe amplo e constante acompanhamento pela coordenação e supervisão pedagógica, possibilitando o máximo de evolução acadêmica de seus alunos. 

FORMAÇÃO INTEGRAL

A relação escolar transcende a lógica da sala de aula. Há uma intima relação entre a escola e sua comunidade. Projeto pedagógico vem unificar em um único espaço a Escola Família + Escola preparatória. O Desenvolvimento humano é levado com seriedade na aulas de ética e feiras culturais.  

PLANO DE ESTUDO 

Saber organizar o tempo livre, definir prioridades e ampliar a carga de estudo. O Plano de Estudo é um procedimento desenvolvido pela coordenação e pela supervisão com o alunos com a finalidade de orientação pedagógica na administração da sua vida escolar. Cria-se uma matriz do tempo organizada respeitando a vida de cada aluno para o progresso acadêmico seja alcançado.  

FEIRAS CULTURAIS 

A relação de aprendizado prático faz parte da vida escolar dos alunos do 1º e 2º ano. Ao longo do ano diversas feiras culturais são realizadas com o objetivo de estimular o aprendizado de forma prática, permitindo que o conteúdo da sala de aula seja materializado em diversas atividades. Os alunos são envolvidos em 4 feiras ao longo do ano que trabalham diferentes disciplinas escolares, são elas:

a) Semana de Conscientização Social

b) Feira de Cultura Nordestina 

c) Feira Literária 

d) Feira de Ciências e Matemática
 

ARTES

Desenvolvimento do conhecimento histórico e cultural de forma ampla através de diferentes correntes artísticas, com a possibilidade de trabalhar temas contemporâneos que criam no aluno a motivação necessária para o aprendizado de forma dinâmica. A disciplina faz parte do 1º ano. 

ATIVIDADE DE CAMPO

O trabalho de campo, realizado fora da sala de aula, é um recurso de estratégia metodológica, porque é mais uma maneira de despertar o interesse do aluno pelo lugar de vivência. Portanto, a aula fora da sala ou fora da escola torna o ensino-aprendizagem mais significativo e interessante para o aluno.

As atividades fora da escola serão comunicadas com bastante antecedência aos pais e só aconteceram mediante a autorização escrita do responsável.

OLIMPÍADAS ESPORTIVAS

Na Educação Física propomos levar ao conhecimento do aluno, sua cultura corporal do movimento, com finalidade de lazer, de expressão de sentimentos, afetos, emoções e as valências físicas tais como: força, resistência aeróbica, velocidade de reação e deslocamento, agilidade, coordenação e ritmo.

Utilizando uma metodologia pedagógica que busca o desenvolvimento da autonomia, da cooperação, da inclusão e da afirmação de valores e princípios democráticos. Por meio do estudo que encontram-se dentro dos blocos de conteúdo da educação física, podemos entender e trabalhar vários conceitos de cidadania e motivação, pois o esporte nos proporciona isso.

Venha fazer parte dessa história!!