Ensino Fundamental 2

SISTEMA DE ENSINO

Na busca constante por um ensino de qualidade, muitas famílias encontram-se divididas entre escolas que priorizam o desenvolvimento intelectual e outras que priorizam apenas o lado humano do aluno. No Intellectus é diferente, nossa proposta pedagógica abrange o desenvolvimento completo do aluno focando na preparação para concursos vestibulares e na construção de valores e princípios, estabelecendo, assim, um novo paradigma na relação instituição-aluno.

Nosso objetivo é integrar os alunos e facilitar o relacionamento com as disciplinas. Desta forma, melhoramos o desempenho na sala de aula e desenvolvemos habilidades e competências. A escola reúne a combinação de práticas pedagógicas tradicionais, foco constante no aluno, material de qualidade, avaliações sistemáticas e um conjunto de vivências humanizadas no dia-a-dia do aluno. 

AMBIENTE ÚNICO

No Intellectus, os alunos vivem uma experiência única na relação escola-aluno. Com uma grande proximidade e compreensão das necessidades de cada um, professores, supervisores e diretores estabelecem um ambiente amplamente favorável ao processo de aprendizagem. A formação do aluno recebe amplo e constante acompanhamento pela coordenação e supervisão pedagógica, o que possibilita o máximo de evolução acadêmica de seus alunos. 

FORMAÇÃO INTEGRAL

A relação escolar transcende a lógica da sala de aula. Há uma íntima relação entre a escola e sua comunidade. A proposta pedagógica é unificar em um único espaço Escola Família + Escola preparatória. O Desenvolvimento humano é levado com seriedade na aulas de ética e feiras culturais.  

PRODUÇÃO TEXTUAL

Conhecer diversos assuntos, formar opiniões e conseguir expressá-las de maneira eficaz são qualidades essenciais em um mundo repleto de informações disponíveis. Expressar-se bem tende a se tornar uma habilidade cada vez mais importante e procurada por todos.

O Ensino Fundamental 2 possui, de forma estruturada na grade horária e no sistema de avaliação, um projeto forte de produção textual. São três redações realizadas a cada bimestre que compõem a nota bimestral dos alunos, além do amplo debate realizado em sala de aula.  

ESTUDO ORIENTADO 

Ambiente acadêmico ofertado aos alunos para que possíveis dúvidas sejam minimizadas e os aprofundamentos possam ser gerados.

Os alunos são assistidos por um grupo de monitores que realizam uma bateria de exercícios e revisões assistidas sobre diferentes matérias. 

PLANO DE ESTUDO 

Saber organizar o tempo livre, definir prioridades e ampliar a carga de estudo. O Plano de Estudo é um procedimento desenvolvido pela coordenação e pela supervisão com o alunos com a finalidade de orientação pedagógica na administração da sua vida escolar. Cria-se uma matriz do tempo, respeitando a vida de cada aluno para que o progresso acadêmico seja alcançado.  

FEIRAS CULTURAIS 

A relação de aprendizado prático faz parte da vida escolar dos alunos. Ao longo do ano, diversas feiras culturais são realizadas com o objetivo de estimular o aprendizado de forma prática, permitindo que o conteúdo da sala de aula seja materializado em diversas atividades. Os alunos são envolvidos em 4 feiras, distribuídas em quatro bimestres, que trabalham diferentes disciplinas escolares, são elas:

a) Semana de Conscientização Social

b) Feira de Cultura Nordestina 

c) Feira Literária 

d) Feira de Ciências e Matemática
 

ARTES

Desenvolvimento do conhecimento histórico e cultural de forma ampla através de diferentes correntes artísticas, com a possibilidade de trabalhar temas contemporâneos que criam no aluno a motivação necessária para o aprendizado de forma dinâmica. A disciplina faz parte do 6º e 7º anos. 

ÉTICA E VALORES HUMANOS e SOCIOLOGIA / FILOSOFIA

Pensando na formação plena dos alunos do Ensino Fundamental, o Intellectus Méier aborda as mais variadas questões sociais e temáticas condizentes com a faixa etária dos estudantes. 

A suposta contradição entre a individualidade e a necessidade de viver em sociedade é um tema inesgotável. A reflexão sobre esses assuntos, geralmente, busca o entendimento do nosso lugar no mundo e as relações estabelecidas nessa vivência. Assim sendo, propicia-se um ambiente de discussão e debate para sempre renovar e ampliar os diferentes pontos de vista. 

- 6º e 7º; anos: Ética e Valores Humanos 

- 8º ano: Filosofia 

- 9º ano: sociologia 

ATIVIDADE DE CAMPO

O trabalho de campo, realizado fora da sala de aula, é um recurso de estratégia metodológica, porque é mais uma maneira de despertar o interesse do aluno pelo lugar de vivência. Portanto, a aula fora da sala ou fora da escola torna o ensino-aprendizagem mais significativo e interessante para o aluno.

As atividades fora da escola serão comunicadas com bastante antecedência aos pais e só acontecerão mediante a autorização escrita do responsável.

OLIMPÍADAS ESPORTIVAS

Na Educação Física, propomos levar, ao conhecimento do aluno, sua cultura corporal do movimento, com finalidade de lazer, de expressão de sentimentos, afetos, emoções e valências físicas, tais como força, resistência aeróbica, velocidade de reação e deslocamento, agilidade, coordenação e ritmo.

O Intellectus  propõe uma metodologia pedagógica que busca o desenvolvimento da autonomia, da cooperação, da inclusão e da afirmação de valores e princípios democráticos. Por meio do estudo das práticas que se encontram dentro dos blocos de conteúdo da educação física, podemos entender e trabalhar vários conceitos de cidadania e motivação, pois o esporte nos proporciona isso.

EXTRACLASSE

Projeto que visa levar ao aluno a possibilidade de práticas, através de cursos extras no colégio, que permitem maior desenvolvimento em um cenário de socialização, poder de iniciativa e liderança, tornando-o uma pessoa proativa mesmo fora da sala de aula. Algumas competências e habilidades físicas, psíquicas, morais e sociais são alcançadas através dessas atividades incluídas no dia a dia do aluno.

Práticas esportivas: primordiais para o desenvolvimento e equilíbrio da postura corporal, aumento da autoestima, maturidade, segurança pessoal e disciplina. A rotina faz parte da vida do aluno e a disciplina, o cumprimento das regras, o respeito a si mesmo e aos outros são práticas fundamentais a serem trabalhadas.

Práticas intelectuais: despertam a atenção para fixar o aprendizado escolar. Logo, o aluno aprende a se arriscar e a se superar a cada dia. Tudo o que for realizado com criatividade só irá contribuir para que o aluno descubra o seu potencial.

 

Venha fazer parte dessa história!!