Ensino Fundamental 1

SISTEMA DE ENSINO

Na busca constante por um ensino de qualidade, muitas famílias se encontram divididas entre escolas que priorizam o desenvolvimento intelectual e outras que priorizam apenas o lado humano do aluno. No Intellectus é diferente, nossa proposta pedagógica abrange o desenvolvimento completo do aluno focando na preparação para concursos vestibulares e na construção de valores e princípios, estabelecemos um novo paradigma na relação instituição-aluno.

Nosso objetivo é integrar os alunos, facilitar o relacionamento com as disciplinas. Assim melhoramos o desempenho na sala de aula e desenvolvemos habilidades e competências. A escola reúne a combinação de práticas pedagógicas tradicionais, foco constante no aluno, material de qualidade, avaliações sistemáticas e um conjunto de vivências humanizadas no dia-a-dia do aluno. 

AMBIENTE ÚNICO

No Intellectus, os alunos vivem uma experiência única na relação escola-aluno. Com uma grande proximidade e compreensão das necessidades de cada um, professores, supervisores e diretores estabelecem um ambiente amplamente favorável ao processo de aprendizagem. A formação do aluno recebe amplo e constante acompanhamento pela coordenação e supervisão pedagógica, possibilitando o máximo de evolução acadêmica de seus alunos. 

FORMAÇÃO INTEGRAL

A relação escolar transcende a lógica da sala de aula. Há uma intima relação entre a escola e sua comunidade. Projeto pedagógico vem unificar em um único espaço a Escola Família + Escola preparatória. O Desenvolvimento humano é levado com seriedade na aulas de ética e feiras culturais.  

INGLÊS PERMANENTE (PROJETO BILÍNGUE)

Com a globalização, o indivíduo precisa, cada vez mais, estar familiarizado com diferentes culturas tornando indispensável o aprendizado de outras línguas.

O Projeto Bilíngue tem como objetivo proporcionar uma forma diferenciada de aquisição de uma segunda língua por meio de atividades diversas, como:

  • Programa com metodologia lúdica, dinâmica, interativa e divertida;

  • Material didático de alta qualidade;

  • Uso de situações problema que estimulam novas ideias, interação e uso de raciocínio lógico;

A metodologia do programa propõe que os alunos tenham uma avaliação contínua, levando em conta a interação e o aprendizado.

PRODUÇÃO TEXTUAL

“Produção de textos não é dom, pode ser ensinada. Envolve planejamento, textualização – o momento de pôr as palavras no papel – e revisão”.

Partindo do princípio de que todo texto é resultado de um processo, implantaremos a produção de texto à partir do 1º ano do fundamental 1, respeitando o desenvolvimento relativo a sua idade. Buscaremos essa evolução do processo de produção textual, aplicando a Leitura Guiada e Compartilhada.

Conhecer diversos assuntos, formar opiniões e conseguir expressá-las de maneira eficaz são qualidades essenciais em um mundo repleto de informações disponíveis. Expressar-se bem tende a tornar-se uma habilidade cada vez mais importante e procurada por todos

TEMPO EXTRACURRICULAR

A nossa grade curricular apresentar um espaço de desenvolvimento de atividades complementares, que podem ser realizadas sem comprometer o planejamento escolar. Discussões de vídeos pedagógicos, apresentação de trabalho e grupos externos, revisão de conteúdos e elaboração de trabalhos em grupo no horário escolar.  

ARTES

Desenvolvimento do conhecimento histórico e cultural de forma ampla através de diferentes correntes artísticas, com a possibilidade de trabalhar temas contemporâneos que criam no aluno a motivação necessária para o aprendizado de forma dinâmica.

O Objetivo do Ensino de Artes é levar o aluno a estabelecer a correlação entre os trabalhos artísticos efetuados na escola individualmente ou em grupo (artes visuais, a dança, a música, e o teatro) e a produção social de arte seja no âmbito, local, regional e mundial

ATIVIDADE DE CAMPO

O trabalho de campo, realizado fora da sala de aula, é um recurso de estratégia metodológica, porque é mais uma maneira de despertar o interesse do aluno pelo lugar de vivência. Portanto, a aula fora da sala ou fora da escola torna o ensino-aprendizagem mais significativo e interessante para o aluno.

As atividades fora da escola serão comunicadas com bastante antecedência aos pais e só aconteceram mediante a autorização escrita do responsável.

OLIMPÍADAS ESPORTIVAS

Na Educação Física propomos levar ao conhecimento do aluno, sua cultura corporal do movimento, com finalidade de lazer, de expressão de sentimentos, afetos, emoções e as valências físicas tais como: força, resistência aeróbica, velocidade de reação e deslocamento, agilidade, coordenação e ritmo.

Utilizando uma metodologia pedagógica que busca o desenvolvimento da autonomia, da cooperação, da inclusão e da afirmação de valores e princípios democráticos. Por meio do estudo que encontram-se dentro dos blocos de conteúdo da educação física, podemos entender e trabalhar vários conceitos de cidadania e motivação, pois o esporte nos proporciona isso.

HORÁRIO ESTENDIDO

A possibilidade de contar com o suporte escolar durante um período maior faz parte da realidade do Intellectus. Os país podem utilizar o serviço de Horário Estendido, possibilitando a permanência do meninos e meninas por mais tempo na escola para a realização de múltiplas atividades extracurriculares assistidas pelo suporte pedagógico. 

EXTRACLASSE

A possibilidade de realização de prática com cursos extras no colégio permite o desenvolvimento nos alunos um cenário maior de socialização, poder de iniciativa e liderança, se tornando uma pessoa proativa mesmo fora da sala de aula. Algumas competências e habilidades físicas, psíquicas, morais e sociais são alcançadas através dessas atividades incluídas no dia a dia do aluno.

Práticas esportivas: primordiais para o desenvolvimento e equilíbrio da postura corporal, aumento da autoestima, maturidade, segurança pessoal e disciplina. A Rotina faz parte da vida do aluno e a disciplina, o cumprimento das regras, o respeito a si mesmo e aos outros se faz fundamental.

Práticas intelectuais: despertam a atenção para fixar o aprendizado escolar e o aluno aprende a arriscar se e a se superar a cada dia. Tudo o que for realizado com criatividade, só irá contribuir para que o aluno descubra o seu potencial.

 

Venha fazer parte dessa história!!