A pessoa emocionalmente inteligente consegue identificar os próprios sentimentos e intenções, desenvolve a automotivação e exercita, constantemente, a capacidade de compreender os outros – o pensamento empático. A Inteligência Emocional é uma habilidade importante para o indivíduo moderno porque promove relações interpessoais mais complexas, transparentes e saudáveis.

Aqui no lntellectus, Inteligência Emocional é uma disciplina com uma aula regular na grade curricular. Os professores usam muitos recursos audiovisuais – incluindo as ferramentas do Google Sala de Aula – para promover profundos debates entre a turma e desenvolver as habilidades socioemocionais dos alunos. O conteúdo das aulas se apoia nos 6 princípios do lntellectus:

  1. RESPONSABILIDADE
  2. PROPÓSITO
  3. EXCELÊNCIA
  4. COLABORAÇÃO
  5. COMPREENSÃO
  6. CRIATIVIDADE

Entretanto, acreditamos que a discussão de temas socialmente tão importantes não deve ficar restrita à sala de aula. Por isso, muitos exercícios das aulas de Inteligência Emocional não são feitos no caderno. Os alunos levam atividades para casa, debatem com as famílias, compreendem visões distintas e trazem a sua experiência para a escola. Perceber como melhora a relação dos alunos entre si, com suas famílias e com a comunidade na qual estão inseridos, deu-nos a certeza de que estamos no caminho certo.