Ensino Fundamental 1

                                                                   

 
 
 
SISTEMA DE ENSINO

Na busca constante por um ensino de qualidade, muitas famílias se encontram divididas entre escolas que priorizam o desenvolvimento intelectual e outras que priorizam apenas o lado humano do aluno. No Intellectus é diferente, nossa proposta pedagógica abrange o desenvolvimento completo do aluno focando na preparação para concursos e na construção de valores e princípios, estabelecemos um novo paradigma na relação instituição-aluno.

Com a finalidade de complementar e enriquecer a vivência acadêmica e favorecer o processo de formação do aluno, o Intellectus oferece uma série de atividades extracurriculares. 

Nosso objetivo é integrar os alunos e facilitar o relacionamento com as disciplinas. Assim melhoramos o desempenho na sala de aula e desenvolvemos habilidades e competências. 

 

AMBIENTE ÚNICO

No Intellectus, os alunos vivem uma experiência única na relação escola-aluno. Com uma grande proximidade e compreensão das necessidades de cada um, professores, supervisores e diretores estabelecem um ambiente amplamente favorável ao processo de aprendizagem.

 
FORMAÇÃO INTEGRAL

Escola Família + Escola preparatória. Desenvolvimento humano (ética, empreendedorismo, SCS) e responsabilidade ambiental (SCA).

 
PROJETO BILÍNGUE

Com a globalização, o indivíduo precisa, cada vez mais, estar familiarizado com diferentes culturas tornando indispensável o aprendizado de outras línguas.

O Projeto Bilíngue tem como objetivo proporcionar uma forma diferenciada de aquisição de uma segunda língua por meio de atividades diversas, como:

  • Programa com metodologia lúdica, dinâmica, interativa e divertida;
  • Material didático de alta qualidade;
  • Uso de situações problema que estimulam novas ideias, interação e uso de raciocínio lógico;

A metodologia do programa propõe que os alunos tenham uma avaliação contínua, levando em conta a interação e o aprendizado.

 
PRODUÇÃO TEXTUAL

“Produção de textos não é dom, pode ser ensinada. Envolve planejamento, textualização – o momento de pôr as palavras no papel – e revisão”.

Partindo do princípio de que todo texto é resultado de um processo, implantaremos a produção de texto a partir do 1º ano do fundamental 1, respeitando o desenvolvimento relativo a sua idade. Buscaremos essa evolução do processo de produção textual, aplicando a Leitura Guiada e Compartilhada.

Conhecer diversos assuntos, formar opiniões e conseguir expressá-las de maneira eficaz são qualidades essenciais em um mundo repleto de informações disponíveis. Expressar-se bem tende a tornar-se uma habilidade cada vez mais importante e procurada por todos

 
XADREZ

Passou a compor nossa grade curricular, pois é uma atividade que requer constantemente do aluno o raciocínio lógico, visão estratégica, regramento, memorização e melhoras na capacidade de concentração, além de desenvolver e estimular o verdadeiro e saudável espírito de competitividade.

Objetivo: empregar o xadrez para desenvolver o raciocínio lógico, a concentração e o autocontrole físico e mental da criança, em função do aprendizado da matemática e da resolução de problemas diversos.

 
ARTES

A arte, ou expressão artística, é um dos maiores instrumentos de avaliação que o educador pode contar. Através dela, pode-se avaliar o grau de desenvolvimento mental das crianças, suas predisposições, seus sentimentos, além de estruturar a capacidade criadora, desenvolver o raciocínio, imaginação, percepção e domínio motor.

A criança reage positivamente aos estímulos artísticos, pois ela é criadora em potencial. Nesta fase, as atividades de artes fornecerão ricas oportunidades para o desenvolvimento das crianças, uma vez que põem ao seu alcance os mais diversos tipos de material para manipulação.

O Objetivo do Ensino de Artes é levar o aluno a estabelecer a correlação entre os trabalhos artísticos efetuados na escola individualmente ou em grupo (artes visuais, a dança, a música, e o teatro) e a produção social de arte seja no âmbito, local, regional e mundial

 
ATIVIDADES DE CAMPO

O trabalho de campo, realizado fora da sala de aula, é um recurso de estratégia metodológica, porque é mais uma maneira de despertar o interesse do aluno pelo lugar de vivência. Portanto, a aula fora da sala ou fora da escola torna o ensino-aprendizagem mais significativo e interessante para o aluno.

As atividades fora da escola serão comunicadas com bastante antecedência aos pais e só acontecerão mediante a autorização escrita do responsável.

 
OLIMPÍADAS ESPORTIVAS

Na Educação Física propomos levar ao conhecimento do aluno sua cultura corporal do movimento com finalidade de lazer, de expressão de sentimentos, afetos, emoções e as valências físicas tais como: força, resistência aeróbica, velocidade de reação e deslocamento, agilidade, coordenação e ritmo.

Utilizando uma metodologia pedagógica que busca o desenvolvimento da autonomia, da cooperação, da inclusão e da afirmação de valores e princípios democráticos.

Por meio do estudo que encontra-se dentro dos blocos de conteúdo da educação física, podemos entender e trabalhar vários conceitos de cidadania e motivação, pois o esporte nos proporciona isso.

 

Em nossas 8 unidades batem mais de 3.000 corações verdes que vivem e propagam nossa missão e valores diariamente.

Venha fazer parte dessa história!!